Clair Obscur: Expedition 33 – mais detalhes sobre seu artístico combate RPG

Clair Obscur: Expedition 33 foi revelado pela primeira vez na Xbox Games Showcase e impressi

Clair Obscur: Expedition 33 foi revelado pela primeira vez na Xbox Games Showcase e impressionou uma audiência desprevenida com sua mistura de visuais deslumbrantes e combate RPG, ambientado em um mundo de fantasia verdadeiramente único inspirado na Belle Époque francesa.

Tudo isso é ainda mais impressionante por ser o jogo de estreia da Sandfall Interactive, contando a história de um mundo em que a maldosa entidade Paintress condena regularmente todos de uma certa idade à morte – e o grupo de aventureiros que se propõe a acabar com o ciclo.

Essa revelação foi um teaser do que está por vir – e em uma demonstração na gamescom 2024, tive uma visão muito mais detalhada do jogo.

Observando um grupo liderado por Gustave, um personagem que conhecemos no trailer de revelação, vi duas áreas do jogo: um reino submarino fantástico chamado Flying Waters (com iluminação deslumbrante e recifes de coral enormes) e um vislumbre do Ancient Sanctuary, coberto por vegetação vermelha sangue e pontilhado com estruturas imponentes no horizonte.

Mas talvez a parte mais detalhada da demonstração tenha se concentrado no combate, uma mistura de sistemas clássicos por turnos, acentuados com entradas em tempo real. Claramente inspirado na série Persona, e com toques dos títulos recentes de Final Fantasy, é impressionante logo de cara isso como transforma o que poderia ser sistemas familiares e simplistas em algo profundamente estiloso e gratificantemente reativo.

Aqui está um resumo de como tudo funciona:

Exploração e pré-batalha

As áreas em Expedition 33 são livremente exploráveis – você controla um único personagem (a escolha de qual boneco será do seu grupo é sua) enquanto eles navegam pelos locais, encontrando tesouros, segredos e pontos de interesse.

Inimigos vagam por essas áreas, e interagir com eles inicia uma batalha, mas você tem a oportunidade de atacá-los antes que eles o ataquem, oferecendo uma vantagem de turno quando a batalha começa.

Seu turno

Quando em uma batalha, a ordem de turno sua e de seus inimigos é exibida de forma proeminente o tempo todo, permitindo que você se prepare para a batalha de acordo. Quando chega a vez de um dos seus personagens, você verá um menu elegante, oferecendo a capacidade de atacar, usar itens, usar habilidades ou entrar em um modo de mira livre (mais sobre isso abaixo).

Suas habilidades são o posto-chave de diferença entre os personagens, oferecendo ataques físicos especiais, habilidades elementares, buffs e debuffs de status, e mais.

O importante de todas as suas habilidades é o timing: cada ataque vem com um prompt na tela, pedindo que você pressione um botão no momento correto para tornar a habilidade mais poderosa ou adicionar efeitos benéficos adicionais.

Cada personagem também tem uma habilidade totalmente única que muda a forma como eles jogam. Gustave tem um braço mecânico que ganha cargas de outras habilidades e causa um grande dano quando liberado.

Lune pode criar “manchas elementares” que são criadas ao lançar feitiços e podem ser consumidas para liberar efeitos extras, enquanto Maelle aparentemente pode assumir diferentes posturas de esgrima para permitir uma variedade de habilidades e mudanças de status.

Habilidades de mira livre

Como mencionado acima, você pode começar seu turno com uma habilidade de mira livre que funciona de maneira um pouco diferente das outras opções. Seu personagem usará uma pistola ou magia, e você os mira fisicamente nos inimigos, adicionando dano extra.

Isso pode trazer alguns benefícios adicionais – no exemplo que vi, um inimigo chamado Demineur estava preso a uma mina marítima flutuante, que poderia ser disparada e detonada com a arma de Gustave. Isso causou dano a todos os inimigos, em vez de apenas um, e tornou o evasivo Demineur vulnerável a ataques físicos subsequentes.

Turnos dos inimigos

Você também não pode tirar os olhos da bola durante os turnos dos inimigos. Expedition 33 possui um sistema de risco-recompensa interessante para os ataques inimigos – muitos ataques podem ser esquivados ou aparados pressionando os botões bem cronometrado, mas a escolha de qual usar pode determinar o quão bem-sucedido você será.

Uma esquiva bem-sucedida tem uma janela de execução mais longa e negará todo o dano que você receber. Aparar (parry), no entanto, é mais difícil de executar – mas, se conseguir, você pode realizar contra-ataques massivos, além de evitar o dano.

Nenhum dos dois é projetado para ser fácil de executar, mas há uma indicação clara de como você deve priorizar qual usar durante combates mais difíceis.

Lutas de chefes

Eu só vi trechos de uma única batalha contra um chefe, um monstro gigantesco chamado Goblu, mas é claro que Expedition 33 adicionará mais elementos para se pensar em suas lutas características.

Goblu pode atacar todos os membros do seu grupo de uma vez, tornando esquivas e aparos mais importantes do que nunca – e, claro, vem com uma barra de vida enorme, o que significa que suas escolhas são mais importantes do que nunca.

Pós-batalha

Embora eu tenha dado uma rápida olhada nas árvores de habilidades, as batalhas de Expedition 33 terminam com os saques e recompensas de XP que você esperaria – além de estatísticas mais detalhadas, como o maior dano que você causou, o número de aparos e esquivas bem-sucedidos, e mais.

Você pode até receber um bônus por não sofrer nenhum dano durante uma luta, sugerindo a possibilidade de fazer uma desafiadora partida sem ser atingido para os jogadores mais dedicados. Como tudo isso se encaixa na progressão do seu grupo ainda é um mistério, e estou ansioso para ver mais.

Mesmo em uma breve olhada, fica claro que o combate de Expedition 33 é tão chamativo e profundo quanto você esperaria desde a primeira impressão: e o aperitivo das áreas e inimigos que ainda não vimos promete que há muito mais a descobrir.

Expedition 33 chega ao Xbox Series X|S em 2025, e você poderá jogar no primeiro dia com o Game Pass.

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