Empoderando criadores de games e jogadores com o Muse, um modelo de IA generativa para jogabilidade
Empoderando criadores de games e jogadores com o Muse, um modelo de IA generativa para jogabilidade
Em quase todos os aspectos de nossas vidas, é impossível ignorar o burburinho sobre Inteligência Artificial. A IA está destinada a revolucionar a forma como trabalhamos, aprendemos e jogamos. Para aqueles de nós imersos no mundo dos jogos — seja como jogadores ou criadores — a questão não é apenas como a IA mudará o game, mas como ela abrirá novas possibilidades.
Em Xbox, estamos usando IA para fazer as coisas melhores (e mais divertidas!) para jogadores e criadores de jogos. Queremos levar mais games para mais pessoas em todo o mundo e sempre nos mantermos verdadeiros com a visão criativa dos desenvolvedores de jogos. Acreditamos que a IA generativa pode impulsionar essa criatividade e abrir novas possibilidades
Estamos felizes em anunciar um avanço em IA generativa, publicada nesta quarta-feira (19) no jornal Nature (em inglês) e anunciado pela Microsoft Research, que mostra esse potencial de abir novas possibilidades, incluindo a oportunidade de fazer games mais antigos acessíveis para futuras gerações em novos dispositivos e em novas formas.
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Apresentando Muse, um modelo de IA generativa para criar ideias de jogabilidade
Em parceria com o estúdio Ninja Theory de Xbox Game Studios, a Microsoft Research desenvolveu um modelo de mundo e ações humanas (WHAM em inglês) chamado Muse: um modelo de IA generativa pioneiro, treinado no game de arena de batalha multiplayer Bleeding Edge, da Ninja Theory.
A Ninja Theory e a Microsoft Research estão ambas baseadas em Cambridge, na Reino Unido, o que facilitou a colaboração e levou ao uso do jogo Bleeding Edge para esta pesquisa.
O que é revolucionário sobre Muse é sua compreensão detalhada do mundo dos jogos em 3D, incluindo a física do jogo e como o jogo reage às ações dos controles dos jogadores. Isso permite que o modelo crie jogabilidade consistente e diversa gerada por IA, demonstrando um grande passo em direção a modelos de IA generativa que podem capacitar os criadores de jogos.
A Microsoft Research inicialmente se propôs a explorar como os modelos de IA generativa podem apoiar novas experiências, focando no desenvolvimento de capacidades de IA que poderiam permitir que os desenvolvedores de jogos tenham ideias e expandam seu trabalho de novas maneiras.
Para realizar isso, eles entrevistaram 27 criadores de jogos em todo o mundo – desde indies até estúdios de jogos AAA – para garantir que a pesquisa fosse moldada pelas pessoas que a utilizariam. Para permitir que outras equipes de pesquisa e desenvolvedores de jogos explorem o modelo e experimentem suas capacidades, Muse, seu modelo, dados de amostra e interface interativa estão agora todos disponíveis no Azure AI Foundry.
Jogabilidade gerada pelo Muse
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O que Muse significa para os jogos
Embora ainda seja cedo, esta pesquisa de modelo está ampliando os limites do que pensávamos ser possível. Já estamos usando o Muse para desenvolver um modelo de IA jogável em tempo real, treinado em outros jogos de estúdios Xbox, e vemos potencial para que este trabalho um dia beneficie tanto os jogadores quanto os criadores de jogos: desde nos permitir reviver jogos nostálgicos até uma ter ideias criativas de forma mais rápida.
Atualmente, inúmeros jogos clássicos vinculados a hardwares antigos não são mais jogáveis para a maioria das pessoas. Graças a essa inovação, estamos explorando o potencial do Muse para pegar jogos antigos do nosso catálogo e otimizá-los para qualquer dispositivo.
Acreditamos que isso pode mudar radicalmente a forma como preservamos e experimentamos jogos clássicos no futuro, tornando-os acessíveis a mais jogadores. Imaginar que jogos adorados, perdidos no tempo e no avanço de hardware, possam um dia ser jogados em qualquer tela com Xbox é uma possibilidade empolgante para nós.
Outra oportunidade que estamos explorando é como o Muse pode ajudar as equipes de desenvolvimento a criar protótipos de novas experiências de jogabilidade durante o processo criativo e introduzir novos conteúdos – pegando jogos que os jogadores já amam e permitindo que nossos desenvolvedores injetem novas experiências para eles aproveitarem, ou até mesmo permitindo que você participe do processo de criação.
Vamos criar oportunidades para que as pessoas participem dessa exploração, começando com experiências de jogos interativos curtos de IA para você jogar no Copilot Labs muito em breve. Ainda há muito para descobrir, e mal podemos esperar para compartilhar mais.
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A abordagem de Xbox com IA generativa
Xbox tem inovado com IA e machine learning por décadas, incluindo em parcerias com Microsoft Research – constantemente trabalhando para encontrar maneiras de encantar os jogadores e aproveitar novas capacidades de computação para dar vida a visões criativas.
Embora a IA não seja uma novidade para os jogos, agora estamos vendo uma aceleração da pesquisa de IA generativa, tanto dentro da Microsoft quanto na comunidade tecnológica no geral. Acreditamos que é importante moldar como esses novos avanços em IA generativa podem apoiar nossa indústria e a comunidade de criação de jogos de maneira colaborativa e responsável.
Para Xbox, criadores de jogos vão sempre estar no centro nos nossos esforços com IA. Acreditamos que há espaço para o desenvolvimento de jogos tradicionais e futuras tecnologias de IA generativa que servem como uma extensão do trabalho criativo e oferecem experiências inéditas.
Como parte disso, temos capacitado líderes criativos aqui em Xbox para decidir sobre o uso de IA generativa. Não haverá uma solução única para cada jogo ou projeto, e a abordagem será baseada na visão criativa e nos objetivos de cada equipe.
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O que está por vir: experiências de IA vindo de Xbox
À medida que olhamos para o futuro, estamos focados em como a IA pode resolver as barreiras e fricções para jogar e desenvolver jogos. Isso significa que compartilharemos nossa inovação de produtos de IA de forma antecipada, proporcionando oportunidades para que jogadores e criadores de games experimentem e criem de forma conjunta novas funcionalidades e capacidades de IA conosco. Isso nos permite garantir que nossas inovações em IA abordem problemas reais e adicionem novo valor à criação ou ao jogo com Xbox.
Para desenvolver ferramentas que sejam utilizadas de maneiras que beneficiem a todos, nossa inovação continuará a ser construída com base no nosso compromisso com a IA Responsável e na dedicação ao desenvolvimento de soluções de IA guiadas por seis princípios: equidade, confiabilidade e segurança, privacidade e segurança, inclusividade, transparência e responsabilidade.
Você pode esperar mais anúncios empolgantes este ano sobre como estamos utilizando a IA para capacitar os desenvolvedores de jogos e proporcionar a melhor experiência possível aos jogadores em todos os dispositivos.
Fique ligado para mais atualizações antes da GDC 2025 no Xbox Wire e em nosso IA Resource Hub enquanto continuamos a moldar o futuro dos jogos apoiados por IA.
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Quer saber mais? Acompanhe a conversa (em inglês) sobre a novidade de hoje com Phil Spencer, CEO de Microsoft Gaming, Dom Matthews, chefe do estúdio Ninja Theory, e Katja Hofmann, pesquisada principal sênior e líder da Equipe de Game Intelligence:
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