Como a Microsoft está capacitando os criadores de games em tudo o que fazemos
Aqui na Microsoft, nossa missão é simples: queremos levar a alegria e a comunidade dos games para todos do planeta. Em última análise, aspiramos capacitar todos a jogar os jogos que quiserem, com as pessoas que quiserem, em qualquer lugar que quiser
Aqui na Microsoft, nossa missão é simples: queremos levar a alegria e a comunidade dos games para todos do planeta. Em última análise, aspiramos capacitar todos a jogar os jogos que quiserem, com as pessoas que quiserem, em qualquer lugar que quiserem. Embora a maioria das pessoas conheça nosso negócio de games em Xbox, nem todos conhecem nossas ofertas e tecnologias no mundo do desenvolvimento de jogos. Na verdade, o desenvolvimento de jogos está no DNA da Microsoft, com mais de 40 anos de experiência na criação de games para Windows e console, nosso ecossistema aberto atinge praticamente todos os vértices, entre console, PC, celular e nuvem.
Da forma como enxergamos o mercado, devemos capacitar os desenvolvedores não apenas para que possam criar ótimos jogos para nossa plataforma, mas para todas as plataformas. Estamos comprometidos em ajudar todos os desenvolvedores em um esforço para enriquecer todo o ecossistema de desenvolvimento de games. O desenvolvimento de games sempre esteve na vanguarda da tecnologia, seja ampliando os limites dos gráficos, criando experiências multiplayer massivas ou combinando o mundo real com o digital. Os games são amplamente vistos como uma vanguarda para outras indústrias.
Durante a Game Developers Conference (GDC) deste ano, compartilhamos mais da nossa visão para o futuro do desenvolvimento de games com 27 palestras técnicas abordando tópicos que abrangem gráficos, otimização de desempenho, desenvolvimento/produção em nuvem, acessibilidade e muito mais. Houve também um bate-papo casual entre o CEO de Xbox Phil Spencer e Sarah Bond, Chefe de Experiências de Criadores Xbox, que é imperdível para qualquer pessoa interessada em desenvolvimento de games. Para assistir ao bate-papo, acesse o novo e aprimorado site de desenvolvimento de jogos da Microsoft em aka.ms/GDC. O nosso Major Nelson terminou a semana entrevistando Sarah Bond para o Podcast Oficial de Xbox (que pode ser assistido acima).
Por último, mas não menos importante, também compartilhamos demonstrações de diferentes áreas de soluções que usam tecnologias da Microsoft para oferecer suporte a criadores de games em cada estágio do ciclo de vida de seus jogos – seja estruturando, executando ou desenvolvendo seu jogo. A seguir, vamos dar uma olhada nessas demonstrações para conferir o que oferecemos aos criadores de games.
Forza Horizon 5 (Plataforma de Dados Azure PlayFab)
A Playground Games e a Turn 10 estão profundamente comprometidas em encantar os fãs de Forza Horizon 5. Para entender melhor o comportamento do jogador, as equipes da Playground Games e da Turn 10 aproveitaram a plataforma de dados Azure PlayFab para executar análises personalizadas de autoatendimento integradas para um desempenho mais otimizado.
Como comenta Satya Bobba, Engenheiro de Software Sênior da Turn 10: “Adoramos como o PlayFab gerencia totalmente nossa ingestão de dados no Azure Data Lake para que nossos engenheiros possam se concentrar em tornar o jogo melhor para nossos jogadores, em vez de gerenciar o pipeline”.
Ao usar a plataforma de dados do Azure PlayFab, as equipes puderam aproveitar as ações em tempo real, otimizar o desempenho controlando quais eventos analisar e abrir novos caminhos de integração entre o PlayFab e suas soluções de análise pré-existentes.
Halo Infinite (Simplygon)
Ao criar Halo Infinite, os desenvolvedores da 343i sabiam que precisavam otimizar e renderizar o vasto mundo do jogo de forma rápida, fluida e eficiente. Para fazer isso, a 343i utilizou o Simplygon para otimizar os cenários massivos de Halo Infinite para garantir que o jogo renderizasse o mundo perfeitamente enquanto roda na taxa de quadros desejada nas diferentes plataformas de destino.
“É difícil imaginar como poderíamos ter construído este jogo sem o Simplygon”, conta Kurt Diegert, Líder Técnico de Arte de Cenários da 343i. “O Simplygon permitiu que focassemos nosso tempo e energia na construção de ativos de qualidade e nos deu as ferramentas que precisávamos para reduzir e otimizar nosso conteúdo para as plataformas de destino.”
O Simplygon permitiu que a equipe garantisse uma produção de conteúdo mais eficiente, integrando-se aos pipelines de produção de conteúdo existentes ao mesmo tempo em que trabalhava de forma rápida e iterativa criando conteúdo em menos tempo e reduzindo o custo de alterações de conteúdo. Por fim, o Simplygon permitiu que os desenvolvedores em 343i dimensionassem os requisitos de desempenho de Halo Infinite e atingissem suas metas nos diferentes sistemas de destino.
Microsoft Flight Simulator (Azure PlayFab UGC)
Ao incubar ativamente sua comunidade de criadores ao longo dos anos, o Microsoft Flight Simulator deixou sua marca no mercado por oferecer aos fãs um dos marketplaces mais engajados e repletos de conteúdo gerado pelo usuário. Com o lançamento do novo Microsoft Flight Simulator no ano passado, a equipe da Asobo e da Xbox Game Studios Publishing ajudou a aumentar a receita dos criadores ao integrar a plataforma Azure PlayFab UGC, ampliando o volume de ativos com os quais os criadores podiam trabalhar.
“O PlayFab apoia nossos objetivos de oferecer um marketplace flexível, aberto e vibrante que permita os criadores de conteúdo alcancem a maior parcela possível do público do Flight Simulator”, afirma Jorg Neumann, Chefe de Produção de Parceiros do Xbox Game Studios.
O uso do Azure Playfab UGC ofereceu às equipes uma solução pronta para uso para criar um marketplace de criadores de primeira classe, economizando tempo, dinheiro e recursos. Um sistema de gerenciamento de conteúdo simplificado permitiu que eles catalogassem o armazenamento e gerenciamento. Além disso, uma ferramenta de pesquisa fácil de ser usada permitiu que os jogadores encontrassem conteúdo rapidamente para usar no jogo.
Psychonauts 2 (Visual Studio 2022)
A Double Fine sempre foi conhecida por seu foco em inovação, criatividade e narrativa. A equipe de desenvolvimento do estúdio aprimorou esse foco mais do que nunca ao criar Psiconauts 2, um projeto que foi condecorado com mais de 60 prêmios do setor. Uma grande parte desse sucesso foi a capacidade de mover e iterar rapidamente usando o Visual Studio, o que ajudou a reduzir o tempo gasto na iteração de build.
“Como diretor técnico, alterno entre muitos dos nossos projetos de games ao longo do dia para compilar e revisar o código mais recente”, disse Chad Dawson, diretor técnico da Double Fine. “Os tempos de carregamento de projeto aprimorados e os tempos de link mais rápidos no Visual Studio 2022 são empolgantes e serão uma melhoria bem-vinda no meu fluxo de trabalho.”
Os benefícios de adotar o Visual Studio ficaram nítidos para a equipe da Double Fine, incluindo iteração de build mais rápida, depuração estável e eficiente para eliminar falhas frequentes do depurador e ter uma experiência simplificada, além de uma edição muito mais rápida e fluida que reduziu ineficiências.
NBA Clash (Serviços Live Ops do Azure PlayFab)
Lançar um novo jogo é difícil, especialmente quando é necessário usar dados para tomar decisões sobre como expandir seu jogo. Quando o NBA Clash foi lançado em dispositivos móveis, os desenvolvedores da Nifty Games sabiam que precisavam lançar com sucesso um novo Starter Pack. Para que isso acontecesse, eles recorreram aos Serviços Live Ops do Azure PlayFab para ajudá-los a configurar e gerenciar experimentos com facilidade e testar o conteúdo com foco em determinados segmentos de jogadores.
“O PlayFab fez uma grande diferença para nós, pois impulsionou eficiências mensuráveis em torno do nosso gerenciamento e análise de experimentos”, comenta Jonathan Bach, Chefe de Produto Central da Nifty Games. “O PlayFab continua a melhorar e esperamos que seja uma colaboração contínua.”
O uso dos Serviços Live Ops do Azure PlayFab permitiu que a Nifty Games tomasse decisões confiantes e orientadas com base em insights sobre o comportamento do jogador, além de poderem executar testes A/B, testar experiências de jogo variáveis e implantar experimentos direcionados ao jogador simultaneamente para otimizar o fluxo de lançamento de um novo jogo.
No Man’s Sky (Serviços Multiplayer do Azure PlayFab)
Desde o início do desenvolvimento do jogo, a Hello Games decidiu criar uma aventura épica em No Man’s Sky. Eles também acreditavam fortemente que a experiência seria enriquecida se todos os jogadores – independentemente da plataforma – aproveitassem o jogo juntos. O uso dos Serviços Multiplayer do Azure PlayFab permitiu que a equipe tivesse jogadores no Xbox, PlayStation e PC jogando juntos. Além disso, os insights do time sobre a criação de títulos multiplataforma foram muito valiosos para moldar o matchmaking do Azure PlayFab de forma que incluisse notificações em tempo real e um recurso de Lobby que agrupasse jogadores por meio da sua base de usuários.
Iain Brown, Líder de Servidor/Multiplayer da Hello Games, resumiu melhor: “O PlayFab nos permitiu realizar nossa visão de um único universo compartilhado para todos os nossos jogadores explorarem juntos”.
Unificar os jogadores em todas as plataformas com matchmaking permite que os desenvolvedores conectem suas comunidades, enquanto permite que criem, encontrem e participem de lobbies pesquisáveis, oferecendo o tipo de experiência multiplayer personalizada que os jogadores esperam. Tudo isso e muito mais está disponível por meio do uso dos Serviços Multiplayer do Azure PlayFab.
DOOM Eternal (Servers Multiplayer do Azure PlayFab)
Durante o desenvolvimento do jogo, a id Software estava focada em tornar DOOM Eternal uma experiência única para os jogadores de todo o globo. Ao aproveitar os recursos do Servidor Multiplayer do Azure PlayFab para economizar tempo e dinheiro, a equipe pode reduzir a sobrecarga e se concentrar no que faz melhor: criar um dos melhores jogos de tiro do gênero.
“A forma como o Azure PlayFab oferece recursos e funcionalidades online se alinha com nossas ideias para a tecnologia de games de última geração”, comenta Travis Bradshaw, Gerente de Projeto Principal da Microsoft e Ex-Programador Líder de Serviços da id Software. “Essa sinergia nos deu confiança.”
A fim de garantir que os jogadores contem com os melhores servidores e a menor latência em todo o globo, a id Software usou os recursos automatizados de latência e monitoramento de QoS dos Servidores Multiplayer do Azure PlayFab. E como o Azure possui várias regiões de hospedagem de servidores, os jogadores são direcionados às regiões de servidor de sua preferência com rapidez e frequência.
Rogue Company (Produção de games na nuvem com Azure)
Os últimos anos mudaram tudo no mundo do desenvolvimento de games. Embora a produção de games sempre tenha sido uma atividade altamente centralizada, os modelos de trabalho híbridos forçaram as equipes de desenvolvimento como a Hi-Rez Studios a se adaptarem. Os desenvolvedores da Hi-Rez agiram rapidamente para mudar o desenvolvimento das atualizações pós-lançamento de Rogue Company para a nuvem. Ao usar o Perforce e o Incredibuild na nuvem, a equipe conseguiu implementar fluxos de trabalho de produção baseados na nuvem, operando remotamente com sucesso e mantendo um ciclo de iteração curto e rápido.
“A velocidade e a eficiência que ganhamos com a capacidade de acelerar o hardware por meio da automação é um divisor de águas”, afirma Matt Smith, Engenheiro-chefe de Recursos da Hi-Rez Studios.
O melhor de tudo é que o Azure oferece mais flexibilidade do que nunca. As equipes podem controlar quando e quais partes do pipeline de produção migram para a nuvem, tudo com base nas necessidades individuais de cada estúdio. Uma equipe de desenvolvimento pode mover um único processo, reequipar incrementalmente um pipeline ou migrar totalmente para a nuvem. As VMs de baixa latência na rede global do Azure permitem que as equipes trabalhem a partir de qualquer lugar com a mesma velocidade de compilação que teriam no escritório.
Yakuza: Like a Dragon (Controles Touch para Xbox Cloud Gaming)
Em um esforço para maximizar o alcance do seu título de sucesso Yakuza: Like a Dragon, o Ryu Ga Gotoku Studio abraçou o Xbox Cloud Gaming para levar a experiência a mais jogadores em mais partes do mundo. As interfaces de programação de aplicativos (APIs) do Xbox Cloud Gaming e o Kit de Adaptação Touch permitiram que eles levassem a versão full HD do jogo para smartphones e tablets, implementando layouts de controles touch que se alternam dinamicamente na tela com base nas ações do jogador. Os resultados foram inovadores, com novos públicos agora capazes de jogar o premiado título.
“Usamos o Kit de Adaptação Touch do Xbox Cloud Gaming para adicionar botões e ícones de forma proativa e intuitiva, tornando as ações em cada cenário fáceis de serem entendidas”, afirma um representante do Ryu Ga Gotoku Studio.
As APIs do Xbox Cloud Gaming e o Kit de Adaptação Touch garantem que os jogadores obtenham a melhor experiência em todas as partes de um jogo, com layouts touch adaptados ao nativo de dispositivos móveis. Mais importante, eles também permitem que os desenvolvedores criem uma experiência imersiva com controles personalizados que combinam com o estilo de arte do jogo.
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