Dragon Age: The Veilguard – construindo um personagem principal que realmente parece seu

outubro 28, 2024

Dragon Age: The Veilguard – construindo um personagem principal que realmente parece seu

Dragon Age: The Veilguard será lançado no Xbox Series X|S esta semana, em 31 de outubro, prometendo outra aventura mágica pelo mundo de Thedas para perseguir e derrubar um par de antigos deuses élficos corruptos.

Embora The Veilguard siga os eventos de Dragon Age: Inquisition, esta nova história também oferece uma recepção calorosa para aqueles que são novos na série.

Em um esforço para realmente experimentar a liberdade de escolha e consequência pela qual os jogos da Bioware são conhecidos, a equipe do Xbox Wire jogou The Veilguard para explorar suas opções de criação de personagens, linhagem e como as decisões iniciais do jogo permitem uma verdadeira agência do jogador enquanto você e Rook começam sua jornada para parar os Deuses e reunir The Veilguard.

Criando uma história de fundo

Joe Skrebels: em uma história sobre deuses élficos e artefatos estranhos, percebi que poderia obter o máximo de impacto narrativo criando… um elfo com um histórico de caça a artefatos. Conheça Jazeps Aldwin, um membro da organização de caçadores de tesouros/pesquisadores “Veil Jumpers”, com um passado conturbado e um coração de ouro.

Achei fácil fazer aquelas escolhas iniciais de personagem, mas fiquei em dúvida sobre qual classe escolher. Um Rogue (ladino) era a escolha natural – rápido para se infiltrar e alcançar seu objetivo.

Da mesma forma, um guerreiro poderia incorporar suas características mais heroicas – a história de fundo de Jazeps mostra que ele deixou os Veil Jumpers após abrir mão de um mapa mágico para salvar um grupo de estranhos presos.

Mas o mago tende a ser onde meu coração está em um RPG de fantasia – então a pergunta que surgiu foi: devo escolher a classe que quero ou a escolha de interpretação que desejo? A resposta está na variedade que essas classes podem ter – eu criei um mago que poderia agir da maneira que esse personagem faria.

Ainda melhor, minhas escolhas de interpretação não terminaram na tela de título – logo no início do jogo, Rook recebe um quarto próprio na casa do seu grupo, o Farol, e você é convidado a decorar.

Enquanto faz isso, Rook relembra sua história antes dos eventos do jogo. Isso me permitiu definir mais sobre meu Rook – até mesmo em escolhas que pensei serem incidentais, como o motivo de ele ter tatuagens no rosto. O resultado é um personagem que realmente parece ser meu.

Danielle Partis: como fã de algo mais sombrio e moralmente ambíguos (em termos de RPG, é claro), também me vi inclinanda a escolhas semelhantes às de Joe, mas com uma reviravolta mais sombria.

Apresento Merula de Riva, uma Maga Elfa e ex-membro dos Antivan Crows (Corvos de Antiva), um grupo de elite de assassinos, ladrões e indivíduos problemáticos. Queria criar uma espécie de “anti-herói”, uma ex-ninguém sem rosto que, de repente – e relutantemente – é encarregada de salvar o mundo de suas próprias divindades.

The Veilguard não apenas me permitiu construir esse histórico, mas também me deu a escolha de decidir como ela evolui ao longo do tempo – permanecer estoica e militar para cumprir a missão ou se abrir à ideia de companheirismo e bondade?

Mike Nelson: bem, eu também queria ser um Mago. Mas como meus colegas decidiram entrar no campo dos usuários de magia antes de mim, optei por ver como é empunhar duas armas pontudas como um Ladino – Porém, ainda escolhi ser Elfo (não podem tirar todas as minhas escolhas).

E embora meus traços raciais provavelmente se alinhassem melhor, digamos, aos Corvos de Antiva, fiquei curioso para ver como The Veilguard apoiaria meu personagem se eu juntasse algumas combinações mais improváveis.

Meu resultado é Aikahi Ingellvar, um assassino destemido dos mortos-vivos, graças à minha aliança com a Vigília Fúnebre e a Soberania da Fortuna.

Ainda estou brincando com como quero alinhar meu personagem nesta aventura, mas percebo que estou sendo um pouco mais sarcástico do que o necessário na maioria das minhas interações, o que acabou sendo um alívio agradável quando o mundo ao nosso redor está se precipitando em direção a um destino certo.

Escolhas de combate

Joe Skrebels: como mencionei acima, escolher jogar como um mago se baseou no fato de que The Veilguard oferece opções claramente gratificantes sobre que tipo de classe você deseja ser.

Ao escolher uma classe, você pode abrir um menu para ver as três direções (muito diferentes) nas quais pode especializar sua classe e, para o mago, eu encontrei o caminho do Spellblade. Isso transforma o que poderia ser um personagem que “fica atrás e lança feitiços” em um redemoinho de lâminas e explosões elementares.

Pareceu ser a combinação perfeita para meu Veil Jumper – a atitude de um ladrão com um conhecimento mágico que parecia apropriado.

Danielle Partis: semelhante a Joe, eu também me inclinei para a classe Spellblade; a combinação potente de magia relâmpago e a habilidade de desviar entre os inimigos parecia bastante confortável para meu personagem. No entanto, sentindo-me um pouco cansada de “dar choques nos vilões” ultimamente, acabei me divertindo mais com o caminho do Evoker, que combina excelentes habilidades de longo alcance e um dano congelante devastador.

Optando por uma dificuldade mais alta do que o habitual, causar grandes danos à distância e, talvez mais crucialmente, ser capaz de congelar demônios rápidos em seu caminho, proporcionou uma experiência de combate poderosa.

A capacidade de mudar seu caminho a qualquer momento, redefinir habilidades e experimentar novas habilidades também é um recurso bem-vindo – enquanto The Veilguard impõe escolhas narrativas pesadas e significativas, a opção de alterar seu estilo de combate de acordo com a evolução do seu Rook torna a experiência de RPG verdadeiramente imersiva. E, coração gelado, habilidades congelantes, não?

Mike Nelson: uma coisa que me chamou a atenção é que não há realmente um caminho padrão aqui para a Vigília Fúnebre no início, apesar de ser uma das minhas alianças pré-escolhidas. Eu esperava ver algumas habilidades específicas de necromancia desde o começo, uma direção específica que dissesse “escolha isso, faça isso” para criar seu necromante.

Portanto, fiquei agradavelmente surpreso ao ver que The Veilguard abordou isso de forma diferente, como “Não, apenas construa o personagem como quiser.” Isso me deixou constantemente questionando minhas escolhas.

Até agora, tenho me concentrado em tentar desbloquear habilidades de Necrose, que causam dano ao longo do tempo contra barreiras, enquanto traço meu caminho como um ladino necromante – ainda nada de feitiços para ressuscitar os mortos.

Também comecei a seguir o caminho da árvore de habilidades da Soberania da Fortuna, que são habilidades que tendem a se concentrar em sabotagem e suporte. Mas eu realmente gosto da sensação de derrubar todos esses inimigos com minhas espadas de duas mãos ou de enfraquecer os inimigos à distância com meu arco.

Assim, estou me sentindo extremamente dividido sobre o que fazer com meu personagem. Suspeito que vou realocar alguns dos meus pontos de habilidade algumas vezes até encontrar um bom equilíbrio entre suporte, habilidades de obstrução e a capacidade de soltar minhas lâminas sobre os numerosos inimigos que encontrei. É escolha demais! Eu adoro isso.

Agência do jogador / Escolhendo lados

Danielle: ao longo de The Veilguard, fui apresentado a várias decisões que frequentemente alteravam o curso da minha jornada e o destino dos meus companheiros, algumas com consequências maiores do que outras.

Um elemento particularmente interessante para mim foi como as decisões, do ponto de vista do RPG, podem muitas vezes entrar em conflito com uma escolha feita para servir à experiência de jogo: Qual personagem complementa melhor meu estilo de combate? A quem eu preciso ser simpático para desbloquear mais habilidades?

A indiferença que escolhi adotar com meu Rook refletiu um pouco minha própria posição como novata na série – sem uma noção preconcebida de como esses personagens são, as escolhas narrativas que fiz nas partes iniciais do jogo foram principalmente impulsionadas pela minha jogabilidade.

No entanto, à medida que fui conhecendo essas personalidades, suas histórias e suas dificuldades pessoais, percebi que estava evoluindo dessa mentalidade e realmente me importando com seus destinos, perguntando a mim mesmo a quem Merula se sentiria atraída ou com quem discordaria, com base na personalidade que The Veilguard me permitiu criar generosamente.

Joe: Danielle claramente tem uma mente muito mais artística do que eu quando se trata desse tipo de jogo – a maioria das minhas escolhas tem sido sobre tornar meu Rook o mais engraçado e irreverente possível.

Algo que eu adoro em The Veilguard é que, enquanto a maioria das opções de conversa inclui as escolhas pré-requisito de “bom/mau”, quase sempre há uma opção para fazer uma piada. Estou gostando de direcionar meu Rook para enfrentar o potencial fim da criação com um sorriso no rosto.

O mesmo se aplica aos meus companheiros – embora haja combinações naturais (o jogo oferece um sistema de combos para habilidades), estou tendendo a escolher quem levar comigo com base em quem mais me divertirá durante as missões.

Estou sendo recompensado – algumas das trocas de palavras entre os companheiros vão em direções que eu não esperaria. Também pode ser inesperadamente útil – apenas na noite passada, eu estava viajando ao longo de um rio e um dos meus companheiros repetiu a clássica sabedoria dos videogames: “Quer verificar atrás daquela cachoeira? Muitas vezes há tesouro lá.”

Mike: como mencionei acima, tenho mudado bastante de ideia nesta fase inicial do jogo e experimentei uma variedade de combinações de companheiros em minha aventura – e todas parecem funcionar muito bem.

No começo, estava preocupado que minha escolha como ladino não se encaixasse bem com a quantidade de usuários de magia designados ao meu grupo nas primeiras horas do jogo. Como Ladino, costumo gostar de me complementar com um tanque (que aparece mais tarde, eventualmente).

Minhas preocupações eram infundadas, pois esses usuários de magia são fortes. Ser capaz de liberar habilidades combinadas, como Fade Bolts com ataques Ice Breaker, foi mais do que poderoso o suficiente para me permitir fazer o que eu quisesse, seja girando minhas lâminas ou preenchendo demônios com flechas. Neste momento, estamos simplesmente arrasando a maioria dos inimigos que encontramos. Isso foi incrível.

Suspeito que estou um pouco atrás da aventura de Joe e Danielle, então as escolhas narrativas maiores ainda não se concretizaram para mim. Estou aguardando para ver como meu tratamento de um companheiro ou outro, ou como posso ter magoado os sentimentos de um Gray Warden (Guardião Cinzento), afetará minha jornada a longo prazo. Mas estou interessado em descobrir.

Desnecessário dizer, a liberdade de construir o histórico do nosso Rook, desde detalhes superficiais como sua aparência até componentes mais específicos como seu estilo de combate, armas preferidas, alinhamento moral e alianças favorecidas, proporcionou um ponto de partida incrível que nos deu total controle sobre minha própria aventura e as escolhas dentro dela.

O que é ainda melhor é que você não está totalmente preso a essas escolhas iniciais – seu personagem é livre para evoluir como achar melhor, seja por meio de decisões narrativas tensas ou simplesmente por um impulso de mudar seu estilo de combate e habilidades.

A única questão que fica é: que tipo de Rook você será? Dragon Age: The Veilguard será lançado no Xbox Series X|S em 31 de outubro.

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