Entrevista com Sarah Bond: A importância do Japão e Asia para Xbox

A Tokyo Game Show abriu suas portas mais uma vez de 21 a 24 de setembro deste ano e Sarah Bond, Vice-Presidente Corporativa de Xbox, visitou o Japão para participar do maior evento anual de jogos do país.

Durante a visita, a equipe do Xbox W

A Tokyo Game Show abriu suas portas mais uma vez de 21 a 24 de setembro deste ano e Sarah Bond, Vice-Presidente Corporativa de Xbox, visitou o Japão para participar do maior evento anual de jogos do país.

Durante a visita, a equipe do Xbox Wire Japan teve a oportunidade de conversar com Sarah para ouvir mais sobre como ela percebe os mercados de Xbox no Japão e na Ásia, bem como a comunidade de Xbox dentro deles – e sua importância para o Xbox como um todo.

Xbox Wire Japan: Muitos títulos desenvolvidos no Japão foram apresentados na transmissão de Xbox para a Tokyo Game Show 2023. Entre todos eles, Hotel Barcelona, a colaboração entre Swery e Suda51, definitivamente chamou a atenção de muitas pessoas. Conte-nos como essa parte do show se concretizou.

Sarah: Conhecemos o Swery-san e o Suda-san há muito tempo, e nossa equipe aqui está muito tempo empenhada em colaborar com criadores dentro do mercado japonês para garantir que eles tragam sua visão criativa com o Xbox, da maneira que desejarem.

Quando eles manifestaram o desejo de revelar a jogabilidade do Hotel Barcelona pela primeira vez como parte da Xbox Digital Broadcast, ficamos honrados em fazê-lo. Ficamos felizes por Swery-san e Suda-san também estarem presentes no show, dando a eles a oportunidade de falar com seus fãs, compartilhar suas visões e até destacar as origens do jogo. Isso é algo muito único em nossa abordagem como Xbox e na forma como celebramos os jogos, pois também adoramos celebrar os criadores dos jogos.

Xbox Wire Japan: Os fãs estão fascinados pelo fato de títulos como Like a Dragon Gaiden: The Man Who Arased His Name vai estar em breve no Xbox Game Pass. Desde o ano passado, há a impressão de que mais jogos japoneses estão chegando ao Xbox e ao Xbox Game Pass. Isso é resultado do compromisso que você e sua equipe têm demonstrado com a região?

Sarah: Os relacionamentos em todos os negócios, especialmente na indústria de jogos – que é uma forma de arte criativa – são muito importantes. Minha equipe e eu, além da equipe de Phil [Spencer], investimos muito tempo em construir relacionamentos com criadores aqui no Japão e em toda a Ásia.

O Game Pass permite que os criadores alcancem jogadores que, de outra forma, não teriam conhecido o um jogo ou não teriam condições de comprar todos os jogos disponíveis. Acredito que a franquia Yakuza seja um excelente exemplo; agora, com tantos jogos da série Yakuza no Game Pass, alguém pode mergulhar e experimentar todas as coisas incríveis sobre a franquia, e temos tudo em um só lugar para as pessoas começarem a jogar.

Mesmo que não estejam familiarizados com a série, é fácil experimentar todos os jogos quando estão juntos. Para reiterar, os relacionamentos que construímos são muito importantes, mas igualmente importante é investir para garantir que nossos parceiros tenham a oportunidade de expandir suas franquias, alcançar novos jogadores e prolongar o envolvimento em seus jogos, proporcionando ao mesmo tempo escolha na forma de jogar. Isso é muito importante e fundamental para onde eu e minha equipe investimos nosso tempo.

Xbox Wire Japan: Aqui vai uma pergunta sobre a Tokyo Game Show. No passado, havia a E3 nos Estados Unidos e a gamescom na Alemanha. Em comparação com esses eventos, qual é a posição de Xbox na Tokyo Game Show?

Sarah: Realmente vemos a Tokyo Game Show como um momento único para celebrar e destacar criadores do Japão e de toda a Ásia. Na Xbox Digital Broadcast, apresentamos um total de 19 jogos, incluindo 15 jogos da Ásia. Também destacamos os próprios criadores desses jogos, falando sobre sua visão para os fãs.

De muitas maneiras, o Japão é a fonte de grande parte do que torna os videogames uma forma de arte bela e criativa nos dias de hoje, e a Tokyo Game Show nos oferece uma oportunidade única para celebrar o estilo inovador de jogos criados por criadores desta região, bem como mostrar tudo o que está acontecendo no Japão e em toda a Ásia – não apenas para os fãs que residem aqui, mas para fãs ao redor do mundo.

Xbox Wire Japan: Xbox realizou a “Xbox Digital Broadcast Watch Party” em Shibuya. Você notou algo de único na comunidade Xbox no Japão?

Sarah: O que eu realmente aprecio e admiro nos fãs da Xbox no Japão, com quem nos encontramos e assistimos à apresentação, é como eles incorporam Xbox em seu estilo. Muitos deles estavam usando roupas com as cores da Xbox, joias que lembravam o logotipo, e até mesmo estilizaram seus cabelos de forma a lembrar a marca Xbox. Alguns trouxeram controles e até mesmo consoles para que pudéssemos autografar, além de camisetas e bonés. Há tanta paixão e amor, não apenas pelos jogos, mas também pela marca e pelo que ela representa.

Xbox Wire Japan: Para mudar de assunto, os fãs notaram que você faz um quiz de emojis quase todos os dias online. Quando você cria esses quizzes?

Sarah: Eu adoro emojis. Mas quando comecei a postar online, as pessoas me disseram que os jovens não usam mais emojis. Foi quando percebi que, se continuasse a usar emojis, as pessoas poderiam perceber que sou uma mãe na casa dos quarenta. Mas veja bem, eu sou uma mãe na casa dos quarenta e me sinto muito orgulhosa disso; acho legal poder fazer o que faço sendo uma mãe.

Quero que todas as mães do mundo saibam, ou talvez todas as mulheres do mundo saibam, que você pode fazer algo assim e não precisa fingir ser algo que não é. Foi então que decidi usar muitos emojis. Muitas vezes, em e-mails internos, como a equipe pode confirmar, agora eu posso responder apenas com emojis. Foi quando comecei a pensar “será que eu poderia me comunicar apenas com emojis?”

E com essa pergunta em mente, quando eu embarquei em um avião, comecei a criar nomes de jogos usando emojis. Criei 50 combinações de jogos e emojis naquele voo. O primeiro que fiz foi para o Clockwork Revolution, e todos ficaram empolgados.

Eventualmente, decidimos fazer esse quiz todos os dias da semana, assim como o Wordle, para que as pessoas pudessem acordar de manhã e tentar resolver o quiz, e continuar o máximo que eu conseguisse. Já se passaram quase 3 meses, e veremos por quanto mais tempo posso continuar. Ainda existem muitos jogos por aí!

Xbox Wire Japan: Por último, você poderia compartilhar uma mensagem com os fãs da Xbox no Japão?

Sarah: Primeiramente, quero agradecer a todos os fãs de Xbox pelo apoio e feedback. Espero que todos tenham desfrutado bastante da Tokyo Game Show, e encorajo-os a jogar e aproveitar Starfield, mas também a experimentar o Forza Motorsport, que será lançado em 10 de outubro. Esperamos que continuem nos fornecendo seu incrível feedback e apoio, à medida que continuamos investindo em Xbox no Japão e em toda a Ásia. Não somos nada sem nossos fãs, e tudo o que fazem por nós é inestimável.


Nota do Editor: Removemos a menção de Octopath Traveler II chegando ao Xbox Game Pass, o que foi incluído por engano. Octopath Traveler II chegará às plataformas Xbox em 2024.


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